Centro de Controle de Zoonoses de Taboão da Serra realiza campanha para prevenção da Leishmaniose Visceral

Centro de Controle de Zoonoses de Taboão da Serra realiza campanha para prevenção da Leishmaniose Visceral

24/08/2021 0 Por Redação

Transmitida pelo inseto flebotomíneo contaminado, a doença pode atingir animais e humanos

Por Renata Gomes

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Taboão da Serra, através do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), realiza neste mês de agosto a campanha para prevenção da Leishmaniose Visceral, doença grave causada por um parasita e transmitida pela picada do inseto flebotomíneo contaminado, que pode picar e adoecer humanos e animais. 

De acordo com a diretora do CCZ, Andreza Santos, a campanha no município tem o objetivo de trazer informações e esclarecer a população sobre os cuidados para evitar e prevenir a doença. “O CCZ trabalha neste mês de agosto a campanha para prevenção da Leishmaniose, uma doença que pode ser prevenida e evitar a contaminação em humanos e animais. Contamos com todos para compartilhar essas informações”, convidou.

Para evitar a doença, as dicas de prevenção são: manter a casa e quintal sempre limpos; recolher os restos de folhas e frutos apodrecidos; evitar instalar abrigos de animais ou aves perto de casa; não deixar os animais soltos na rua e cuidar de sua saúde; usar repelente no corpo conforme orientação médica.

Os sinais e sintomas da Leishmaniose em humanos são: febre prolongada; anemia; emagrecimento; franqueza e cansaço; aumento do baço e fígado; diarreia; inflamação dos gânglios linfáticos. O diagnóstico e tratamento em humanos é gratuito através do Sistema Único de Saúde (SUS).

Em animais os sinais e sintomas da Leishmaniose são: emagrecimento; perda de apetite; diarreia e vômito; feridas no focinho, orelhas e pele; queda de pelos; crescimento das unhas; sangramento intestinal.

Serviço:

Centro de Controle de Zoonoses – CCZ

Rua Victor Campisi, 250 – Parque Industrial das Oliveiras – Taboão da Serra – SP

Telefone: 4786-3287

Funcionamento: De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h