
CPI das Bets : 16 pessoas são indiciadas, incluindo influencers
10/06/2025No relatório final da CPI das Bets, a relatora, senadora Soraya Thronicke (Podemos) , propôs o indiciamento de 16 pessoas, incluindo influenciadores como Virgínia Fonseca e Deolane Bezerra. Também sugeriu a proibição de jogos com temática infantil, a exemplo do jogo do tigrinho. Soraya afirma que os ganhos dos influenciadores vieram das perdas dos apostadores. O relatório traz 20 medidas para conter o avanço das bets, como proibição de propaganda predatória, restrição ao uso de cartão de crédito e criação de um cadastro nacional de apostadores. A votação do documetno deve ocorrer até esta sexta-feira.
O relatório conta com 541 páginas, a relatora afirma que os ganhos da influenciadora estão atrelados às perdas dos apostadores. De acordo com a relatora Soraya Thronicke, os indiciamentos foram feitos com base em documentos que chegaram à CPI e que foram analisados nesse período de investigação.
Segundo ela, não foi possivel postergar as investigações da CPI, sendo que os relatórios do Coaf ainda iriam chegar. Mas a relatora afirma que se esfocaram ao máximo para que não fosse cometido nenhuma injustiça.
A relatora também pediu que o Banco Central investigue o uso de fintechs em lavagem de dinheiro e que a Anatel bloqueie sites que operem sem licença legal.
No voto complementar, o senador Izalci Lucas (PL) , sugeriu a substituição do modelo de simples autorização pelo de concessão ou permissão, com licitação, para o funcionamento das casas de aposta.
O relatório deverá ser votado até sexta-feira. Se aprovado, será enviado para a Polícia Federal, Receita Federal e o Coaf, que vão avaliar as denúncias. Da Rádio Senado, Marcella Cunha.
Descubra mais sobre Notícias de Todos
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.