Quem lembra dos hits do Deee Lite, que há mais de 30 anos, agitou o mundo da dança?

Quem lembra dos hits do Deee Lite, que há mais de 30 anos, agitou o mundo da dança?

10/07/2021 0 Por Redação

Há pouco mais de 30 anos Deee Lite lançava o álbum World Clique para ensinar ao mundo todo o que realmente é ter Groove no Coração e de como viver e festejar a verdadeira pluralidade da cultura club e de pistas de dança.

Em 1990 os três já eram os queridinhos de toda cena club de Nova York. Isso porque desde a consolidação do projeto com a entrada do então DJ, pesquisador musical e colecionador de discos japonês Towa Towa em 1987, a banda Deee Lite já era frequentemente convidada para fazer suas dançantes, animadas e coloridas apresentações por toda a cidade, tanto nas pistas de dança do povo da noite e da cena gay quanto nos palcos em shows de rappers e bandas de funk.

Eles estavam realmente muito requisitados! Tudo isso porque sempre chegavam com uma explosão de carisma montados em seus magníficos, coloridos “modelons”e além claro, de musicalmente prontos pra festejar e por o povo pra dançar muito munidos com um par de toca-discos e seus devidos bolachões, um sampler Akai carregado de loops bombas selecionados pelos DJs e programadores Jungle DJ Towa Towa e Super DJ Dmitry que também manjava na guitarra e o microfone principal sob o carinho da voz sensual e potente da diva The Lady Miss Kier Kirby.

Pronto! Tava garantida a festa e os momentos inesquecíveis de todos os presentes! Depois, após a farra com todo mundo saindo do club amando e falando cada vez mais não demorou a surgir o desejado contrato de um grande selo (Elektra) para a gravação do primeiro álbum e, ainda mais incrível, a ligação de nada mais nada menos de Bootsy Collins querendo entrar com as colabs e também apresentar mais um bando de amigos da pesada como o trombonista Fred Wesley e o saxofonista Maceo Parker! Num falei que eles já eram mesmo queridinhos de muitos! O baixista do Parliament–Funkadelic Bootsy já acompanhava e era fã! Imagina que incrível isso! 

Surge então o álbum World Clique, que o Deee Lite apresenta com a frase “From the Global Village, in the age of communication” acertando em cheio e explodindo para o mundo com o hit arrasa quarteirão Groove Is In The Heart que se tornou um hino eterno e uma injeção de alto astral muito além das pistas de dança tocando até hoje em qualquer tipo de celebração (vai falar que você já não dançou esta em algum casamento ou formatura?).

 Também pudera, a música conquista na hora! É muito funk e muito pop! E para os mais atentos e curiosos é sem dúvida uma tremenda aula de como  pesquisar, selecionar,programar e juntar samples de loops maravilhosamente bem! São incríveis oito samples usados que se casam perfeitamente unidos com a animada letra e voz de Miss Kier e os marcantes naipes de metais de Fred e Maceo para formar uma nova música que é puro Groove no coração e nos quadris!

Os samples de maior destaques são a linha de baixo da faixa Bring Dow the Birds do mago Herbie Kancock e a swingueira funk da música Get Up de Vernon Burch! Se você ainda não conhece este disco do Deee Lite, por favor, assim que terminar esta leitura corra pra escutá-lo e tornar sua vida mais feliz. Aproveite também para mergulhar nos vídeos clipes multi-coloridos da banda, e falando em clip, Groove Is In The Heart foi o primeiro de Artista Internacional a ser transmitido pela MTV Brasil inaugurando suas transmissões no país, e não foi só este presente que o povo brasuca recebeu do trio, no final te conto o outro presentão!