Prefeitura de Taboão da Serra realiza ação de combate à dengue recolhendo pneus usados

Prefeitura de Taboão da Serra realiza ação de combate à dengue recolhendo pneus usados

08/06/2021 0 Por Redação

Ação realizada em parceria com a empresa Sukako faz parte das atividades de combate à dengue. Material recolhido será reciclado

Com o objetivo de eliminar os criadouros do mosquito Aedes aegypti, a equipe do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Prefeitura de Taboão da Serra realizou em parceria com a empresa Sukako uma ação que resultou no recolhimento de 391 pneus usados no município.

Esse projeto faz parte das ações de prevenção para eliminar criadouros do transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya.

De acordo com a diretora do (CCZ) Andreza Santos, a equipe trabalha durante todo o ano para combater o mosquito transmissor das doenças chamadas arboviroses.

“Os agentes saem a campo diariamente e, quando recebemos notificações de casos suspeitos de dengue realizamos o bloqueio de toda a quadra, isto é, visitamos todas as casas para orientação dos moradores e identificação de possíveis focos, fazemos aplicação de substância para matar as larvas e usamos o Fumacê, que é um inseticida para eliminar o mosquito. É de extrema importância que os moradores recebam os agentes e sigam as orientações de prevenção e de eliminação de criadouros”, disse.

disse Andreza

De janeiro a maio deste ano o CCZ de Taboão da Serra recebeu 69 notificações de casos suspeitos de dengue, das quais 11 foram confirmados.

Os munícipes que tenham pneus usados em suas residências, podem ligar para a Sukako através do telefone 4701-3467 para retirada ou levar o material na sede da empresa localizada na Rua Aníbal de Jesus, nº 108, no Jardim São Miguel.

Sobre o Aedes aegypti

A infestação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya é beneficiada pelo acúmulo indevido de água e pelo descarte e destinação inadequados de resíduos sólidos. Dentre os potenciais criadouros, o pneu é um dos preferidos pelo Aedes devido a sua natureza e condições favoráveis de abrigo e proteção.

Evite a reprodução do mosquito, siga as dicas:

  • Guarde as garrafas sempre viradas para baixo;
  • Encha de areia ou terra os pratinhos de vasos de planta;
  • Jogue no lixo qualquer objeto que possa armazenar água;
  • Mantenha bem tampados, baldes, tonéis, piscinas e caixas d’água;
  • Guarde pneus de maneira que não acumule água;
  • Limpe as calhas dos canos;
  • Não deixe a água da chuva parada sobre a laje; Coloque o lixo em sacos plásticos bem fechados dentro de uma lixeira tampada

Por Renata Gomes – SECOM