Prefeitura de Taboão da Serra relembra cuidados para preservar vidas na Semana Nacional de Trânsito

Prefeitura de Taboão da Serra relembra cuidados para preservar vidas na Semana Nacional de Trânsito

24/09/2021 0 Por Redação

Secretário de Transportes e Mobilidade Urbana, José Vanderlei Santos reforça que medidas de segurança viária devem ser seguidas pela população

Por Vera Sampaio

De 18 a 25 de setembro acontece a Semana Nacional de Trânsito que tem como objetivo conscientizar pedestres, motorista, ciclistas e motociclistas sobre a importância de agir com responsabilidade e seguir as leis de trânsito. A campanha deste ano tem como tema “No trânsito, sua responsabilidade, salva vidas”.

Em Taboão da Serra, o secretário de Transportes e Mobilidade Urbana, José Vanderlei Santos relembrou conceitos importantes. “A violência no trânsito mata muitas pessoas todos os anos, isso quando não deixa as vítimas com lesões irreversíveis, sem contar ainda o imenso número de famílias esfaceladas. No entanto, a boa convivência no trânsito passa pela adoção de medidas simples, previstas em lei, e que são essenciais para salvar vidas”, disse.

Segundo estimativas do Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), uma pessoa morre a cada 17 minutos vítima de acidente de trânsito. Além disso, durante a pandemia do novo coronavírus o Sistema Único de Saúde (SUS) registrou mais de 300 mil internações em todo o Brasil em decorrência de acidentes em vias públicas.

Quando o assunto é celular, José Vanderlei destacou que tanto pedestres, quanto motoristas devem evitar o uso dos aparelhos durante o percurso e estar sempre atentos. “O celular é um equipamento importante, mas que não deve ser associado com a utilização diária do trânsito. Você motorista, evite falar ao celular, não ligue, não atende ligações, não leia e nem mande mensagens quando estiver ao volante, mesmo se estiver parado no semáforo. Pedestre, tome cuidado, observe a sinalização, não faça uso do celular quando precisar fazer deslocamentos, principalmente em vias expressas, de alto tráfego”, reforçou.

Ainda de acordo com ONSV, um estudo realizado na Universidade de Utah, nos Estados Unidos, concluiu que o hábito de checar mensagens de texto no trânsito amplia em 400% as chances de acidentes nas vias. Usar o celular ao volante é infração gravíssima, segundo o Código de Trânsito Brasileiro, e ainda garante sete pontos a serem anotados na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para quem for pego.

O secretário de Transportes de Taboão da Serra ainda solicitou aos motoristas e pedestres para que sejam responsáveis. “O trânsito necessariamente vai tratar de vidas. Seja prudente, haja com responsabilidade, pense na sua família, nas pessoas que você ama. Tenha empatia pelo próximo, seja gentil, respeite a legislação. Não se esqueça, no trânsito a sua atitude, a sua responsabilidade vai salvar muitas vidas e é de vida que estamos tratando”, finalizou José Vanderlei Santos.

Durante a Semana Nacional do Trânsito, a Prefeitura de Taboão da Serra está publicando nas redes sociais conteúdos informativos sobre a importância de seguir as leis de trânsito. Compartilhe sua foto sendo exemplo com a #eutenhoresponsabilidade e marque @prefeituradetaboao.